Artrite Reumatóide

 
 
 

Definição

Artrite Reumatóide é uma doença inflamatória, sistêmica auto-imune, caracterizada por dor, inchaço, rigidez das articulações (artrite), principalmente de mãos, punhos e pés e ocorre bilateralmente. Se não diagnosticada corretamente, o atraso de seu tratamento pode levar a conseqüências graves, como deformidades e incapacidade funcional.

Acredita-se que a Artrite Reumatóide seja uma doença auto-imune, na qual o organismo produz anticorpos (células de defesa) que atacam estruturas presentes nele mesmo. No caso da Artrite Reumatóide, as articulações são o principal alvo, mas pode também ocorrer em outros sítios do organismo.

Estima-se que a artrite reumatóide atinja 1% da população no Brasil (1,8 milhão de brasileiros doentes). É uma doença inflamatória que agride predominantemente as articulações – mãos, punhos, cotovelos, ombros, pés, tornozelos, joelhos – e que por vezes adquire caráter sistêmico, lesando, por exemplo, tecidos do coração, pulmão, rins, olhos e vasos sanguíneos. O paciente pode ficar com deformidades articulares e a evolução mais severa acarreta em incapacitação. Geralmente a artrite reumatóide manifesta-se depois dos 30 anos de idade, com prevalência maior em mulheres, embora essa manifestação não seja tão incomum em crianças e idosos. O tratamento dos casos agressivos chega a custar R$ 5 mil por mês, um complicador que torna a doença particularmente preocupante num país com nossas condições socioeconômicas.

Sintomas

Rigidez matinal (dificuldade de movimentação ao acordar)

Artrite de três ou mais articulações

Artrite de mãos

Diagnóstico

Febre, fadiga e perda de peso

Rigidez matinal

Artrite de três ou mais articulações

Artrite de articulação das mãos ou punhos

Artrite simétrica (as duas mãos, os dois punhos)

Nódulos reumatóides

Fator reumatóide sérico positivo

Alterações radiográficas (erosão/osteopenia)

 Tratamento

O alvo do tratamento na Artrite Reumatóide é controle efetivo e precoce da artrite, para diminuir o inchaço e a dor, prevenir o dano articular, deformidades, e minimizar a incapacidade.

O tratamento medicamentoso consiste em drogas para alívio de dor e inchaço (sintomáticos) e drogas que modificam o curso da doença. O objetivo dessas drogas é fazer com que a doença fique fora de atividade (remissão da doença), geralmente necessitando a associação entre os medicamentos.

 Cura?

Não existe cura completa da Artrite Reumatóide, assim como outras doenças auto-imune. Mas existe, atualmente, diversos medicamentos para tentar alcançar a remissão e estabilização da doença, mantendo uma boa qualidade de vida.


Clique sobre a imagem para baixar a cartilha informativa da Sociedade Brasileira de Reumatologia