Fibromialgia


Definição

A Fibromialgia é uma doença crônica, que causa uma percepção aumentada de dor.

A dor é o principal sintoma, as vezes migratória, mas geralmente atinge o corpo todo.

A causa é pouco conhecida, mas sabe-se que existe uma predisposição genética, sendo cerca de oito vezes mais comum em pessoas com um parente de primeiro grau afetado. Também é mais comum entre as mulheres, afetando desde crianças até adultas.

Muitos  pacientes fazem o diagnóstico com atraso, geralmente após alguns anos em investigação, e os exames não detectam alterações. Não é uma doença inflamatória, tumoral, portanto, não causa graves conseqüências como, deformidade, amputação, paralisação de partes do corpo.

Sintomas

A dor pode ser manifestada em diversos pontos do corpo, e a fibromialgia pode ser acompanhada de outros sintomas a seguir:

Dor articular

Rigidez articular

Dor muscular

Dor de cabeça freqüente ("dor de cabeça tensional")

Fadiga

Formigamento

Dificuldade para dormir

Alteração hábito intestinal ("intestino irritável")

Alteração do humor (nervosismo, ansiedade, depressão)

Diagnóstico

O diagnóstico da Fibromialgia é feito com base na história clínica do paciente e com a palpação de alguns pontos dolorosos específicos, espalhados por todo o corpo, por um médico experiente. Esses pontos dolorosos tem associação com fatores psicológicos.

Importante lembrar que como não há alteração inflamatória, auto-imune, não é necessária a realização de exames para o diagnóstico. Exames devem ser feitos para excluir alguma outra condição.

Tratamento

O tratamento da Fibromialgia envolve medicações para alívio da dor, relaxante muscular, ansiolíticos e dependendo do caso, antidepressivos.

O ponto principal para o tratamento da Fibromialgia é a realização de exercícios físicos regulares, que a longo prazo, melhora a dor, previne "crises", melhora sensação de cansaço e desânimo.

Cura da Fibromialgia

Não existe cura completa da Fibromialgia. Mas existe tratamento para controle dos sintomas e melhora da qualidade de vida. Procure um Reumatologista.