Gota


Definição

A gota é uma doença caracterizada por inflamação articular (artrite) por sais de monourato sódico, decorrente da elevação dos níveis sangüíneos de ácido úrico.

É uma condição metabólica, que pode ser por aumento na produção de ácido úrico ou diminuição da excreção urinária, geralmente a causa é mista.

Sintomas

A gota tem como principal sintoma a dor e o inchaço de articulações e inicialmente tem preferência por articulações dos pés e membros inferiores. A articulação do hálux (dedão do pé") é a articulação mais acometida.

A dor e o inchaço iniciam numa crise intensa que costuma melhorar com antiinflamatórios em até 7 dias, podendo permanecer assintomático por anos até uma nova crise.

Se não tratada corretamente, a elevação do ácido úrico permanece e as crises ficam mais freqüentes e atingindo mais articulações do que a última vez. As inflamações crônicas, se não tratadas, podem levar ao dano articular.

Tratamento

O tratamento da crise do gota é feita a base de antiinflamatórios, e depois que a crise melhora, inicia-se também medicamentos que tentam diminuir a concentração do ácido úrico.